Herdade Alagães

Passeios

A nossa herdade

Na propriedade

Existem vários percursos em terra batida que podem ser feitos a pé ou de bicicleta. Visite a charca, onde pode observar aves como patos reais, garças e borrelhos. Ao longo dos percursos é fácil observar perdizes, poupas, rolas e pegas-azuis. Acompanhe a Ribeira de Alvacar, onde com alguma atenção consegue ver cágados, rãs e uma diversidade de libelinhas. Maravilhe-se com a profusão de flores silvestres na primavera. Talvez até possa observar o voo de uma águia imperial.

visite a

Ermida de Nossa Senhora
de Aracelis

A 12 km da Herdade de Alagães encontra-se a Ermida de Nossa Senhora de Aracelis, que além do seu charme próprio proporciona vistas incríveis a 360 graus. Se visitar no Inverno, ao final da tarde, procure os grous na planície.

visite

Mértola

A 19 km da Herdade de Alagães, por uma estrada onde com frequência andam perdizes, coelhos e até veados, está a vila de Mértola, com mais de 5000 anos de história, debruçada numa escarpa com o Guadiana a seus pés. Visite a igreja (antiga mesquita), o castelo e os museus, passeie pelo casario e aproveite para comer num dos excelentes restaurantes.


Aproveite para explorar o concelho de Mértola através dos seus 10 percursos.

conheça

Mina de São Domingos

Embora esta antiga cidade mineira esteja a 36 km da Herdade de Alagães (via Mértola), vale bem o caminho. Existem minas no local desde a Antiguidade. Pode ver-se o casario típico de um complexo industrial do século XIX (ainda habitado), as ruínas dos diversos edifícios industriais e a mina abandonada. Há também uma praia fluvial muito agradável (Tapada Grande).

Observe

CEAVG

Também perto da Herdade de Alagães (a 25 km), encontra o Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho, da Liga para a Proteção da Natureza, onde pode marcar um percurso de observação de aves e aprender mais sobre a Reserva de Biosfera de Castro Verde.